Prótese

A ausência dos dentes pode causar problemas de dores articulares (ATM), movimentação dentárias gerando má oclusão, dificuldade de mastigação, problemas estéticos e fonéticos.

Essa especialidade é responsável por repor através de peças dentárias artificiais os tecidos bucais e os dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal.

As próteses podem ser: fixas, removíveis ou colocadas sobre implante. É necessário uma avaliação inicial e um exame de imagem para um planejamento adequado.

Odontopediatria

O tratamento para crianças também requer cuidado especial. Assim que o primeiro dente irrompe na boca do bebê, seu esmalte está exposto à placa bacteriana, responsável pela desmineralização do dente e deixando-o mais frágil à ação da cárie. É fundamental cuidar e preservar os dentes decíduos, pois estes possuem funções no desenvolvimento dos ossos da face, na preservação do espaço para os dentes permanentes, no desenvolvimento da fala e na mastigação dos alimentos. Os procedimentos de prevenção são simples e indolores, evitando traumas e maiores desgastes para as crianças.

Cirurgia Bucomaxilofacial

Especialidade responsável pelo tratamento cirúrgico das afecções faciais bem como cistos, tumores, deformidades e anomalias dentofaciais congênitas ou de desenvolvimento e infecções odontogênicas. Responsável pelo atendimento e tratamento dos pacientes traumatizados de face, realizando reconstruções faciais e manejo dos tecidos moles. Tem formação com dedicação exclusiva durante 3 a 4 anos em formato de residências hospitalar, atuando principalmente em hospitais mas também em clínicas. Está habilitado a planejar e operar reabilitações orais e maxilofaciais por meio de implantes e enxertos, cirurgias de terceiros molares, pré-protéticas, das ATM´s, seja com anestesia local, sedação ou anestesia geral.

Ortodontia

A ortodontia é a especialidade odontológica responsável pela correção e alinhamento dos dentes e ossos dos maxilares que se encontrem em posições inadequadas.

O ortodontista irá avaliar e planejar cada caso de maneira individual, buscando prevenir e tratar problemas causados pelo crescimento e desenvolvimento da face, posicionamento dentário e outros problemas relacionados.

Com os dentes desalinhados, fica mais difícil realizar uma higiene bucal adequada e obter cargas oclusais corretamente distribuídas, sendo a ortodontia também muito importante na saúde bucal. Além disso, está diretamente relacionada à estética, uma vez que os dentes mal posicionados incomodam a aparência, e podem afetar a autoestima de muitas pessoas.

Dentística

Essa especialidade aplica de forma integrada um conjunto de procedimentos odontológicos com objetivo de preservar e devolver ao dente sua integridade estrutural, funcional e estética. O profissional é habilitado a ter uma visão estética tanto em conjunto, quanto de cada dente individualmente, reparando danos e planejando os cuidados para manter um sorriso em harmonia. Realiza procedimentos como facetas, lentes de contato dental, clareamento dental, fechamento de espaços entre os dentes (diastemas), restaurações de dentes quebrados ou atingidos por cárie, entre outros.

Endodontia

É a responsável por tratar as lesões da parte interna do dente: a polpa. Este procedimento é conhecido como tratamento de canal, onde é realizado a remoção da polpa do dente, com preparo do conduto e posterior obturação do canal onde estava alojado o tecido pulpar.

A polpa dentária contém os vasos sanguíneos e nervos, responsáveis pela terrível dor de dente, nos casos onde a lesão cariosa é profunda e a polpa é atingida. Em traumas da face, onde os dentes são envolvidos, também pode ser necessário o tratamento endodôntico (de canal) quando a polpa sofre necrose.

A importância deste procedimento é a manutenção do dente em boca, evitando a necessidade de implantes dentários.

Periodontia

Os periodontistas fazem o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças dos tecidos de suporte do dente: gengiva e osso.

A gengivite é a inflamação do tecido gengival pelo acúmulo de placa e tártaro nos dentes. Essa doença pode evoluir para a periodontite (atingindo o osso) quando as causas não são removidas por um controle semestral (ou trimestral, de acordo com a necessidade de cada um) e limpeza bucal no dentista.

Clínica Geral

É o profissional que geralmente possui o primeiro contato com o cliente. O dentista clínico geral vê o paciente como um todo, avalia todas suas necessidades, e dependendo, encaminha para o profissional especialista.

É extremamente importante consultar regularmente um clínico geral, para análise de sua higienização bucal, presença de cáries ou gengivite, controle radiográfico de lesões, necessidades estéticas e possíveis problemas de oclusão.

Implantodontia

Possui profissionais aptos para realizarem pequenas cirurgias para implantação de pinos rosqueáveis de titânio nos maxilares. Os implantes substituem a raíz do dente natural e recebem próteses (unitárias ou múltiplas) para substituírem as coroas dentárias, restabelecendo a estética e função mastigatória.

Após o tratamento dentário, são necessárias consultas periódicas (de acordo com cada caso) para acompanhamento e controle dos tecidos de suporte dentário.